Pular para o conteúdo principal

pediatria.

O internato do curso de medicina nos dá a oportunidade de passar, durante quatro meses, pelo serviço de pediatria. Em dezembro, estarei no meu último mês desse serviço, mais precisamente na neonatologia, mas já posso, contudo, relatar algumas das minhas impressões a cerca desses meses de experiência.

Em primeiro lugar, a constatação óbvia: pediatria não é para mim. Crianças são bonitinhas, fofinhas e cuti-cuti, e por isso morro de caducá-las, mas prefiro devolvê-las às mães em poucos minutos e não ter nenhuma responsabilidade sobre aquelas coisinhas tão bonitinhas, fofinhas e cuti-cuti. São perfeitas, até o momentos em que choram ou ficam doentes. Então, no way.

Em segundo lugar, a constatação mais triste: as mães não sabem mais criar os filhos. Gente, o que é isso? As crianças de três anos- eu disse TRÊS - determinam que o jantar será pizza e que no almoço terá coca cola e os pais obedecem. E pior, chegam na consulta dizendo: "meu filho só come besteira, doutora".  É? Então certamente a criança de TRÊS anos trabalha, tem independência e compra suas besteiras com seu próprio dinheiro. Sim, pois a comida inadequada não chegaria de cegonha na geladeira, não é mesmo? ¬¬' Isso me faz lembrar aquela cena clássica de supermercado: uma criança pequena - de 2 ou 3 anos - sentada dentro do carrinho de compras e se deliciando com aquele pacotão de fandangos acomodado confortavelmente no meio das pernas.

Por fim, como se não bastasse ser médico, o pediatra assume o papel de pai/mãe dos pais, para ensiná-los regras básicas de como se cria uma criança. É justo, isso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

convívio social.

Tenho observado coisas. Muitas coisas. Dentre elas, as pessoas. Minha nossa, como as pessoas são difíceis. O convívio social tem se tornado um desafio diário cada vez pior, para mim. Não sei se os tempos é que estão ficando mais difíceis ou se são as pessoas mesmo, mas algo de errado tem que haver. São frescurinhas, disse-me-disses, fofocas, falatórios, caras feias, falsidades, lenga-lengas. Um instinto de querer prejudicar o outro que não entra na minha cabeça. Pra que tudo isso, minha gente! Como já dizia um filósofo de botequim amigo meu, "a vida é bela, as flores são amarelas e tudo depende da flexibilidade do rabo do jacaré". ¬¬' ... OK. Tenho que admitir que a filosofia não é lá das melhores... hehehe Mas o que quero dizer é que tudo pode e deve ser mais simples. Na minha humilde opinião, isso torna nossos dias mais leves e felizes. É bom ajudar o outro, ser cordial, agradecer e ser gentil. O mundo tem estado pobre dessas atitudes nobres. Gosto de plantar nos me

E quando a gestação passa de 40 semanas?

Antes de mais nada, importante deixar bem claro a definição do que é "gestação a termo". Gestação a termo é aquela que se encontra entre 37 e 41 semanas e 6 dias. Dentro desse intervalo, ainda temos as seguintes subdivisões: - Termo precoce: de 37 semanas a 38 semanas e 6 dias. - Termo completo: de 39 semanas a 40 semanas e 6 dias. - Termo tardio: de 41 semanas a 41 semanas e 6 dias. - Pós-termo: maior ou igual a 42 semanas. Preciso lembrar, ainda, que o cálculo da idade gestacional deve ser feito, preferencialmente, usando como base a data do primeiro dia da última menstruação (DUM) ou ultrassonografia do primeiro trimestre.  Assim, passar de 40 semanas não é problema, uma vez a gestação a termo vai até 41 semanas e 6 dias. As gestações de termo tardio e pós-termo podem estar associadas a alguns riscos, citados abaixo:  - Macrossomia (especialmente fetos com mais de 4500g); - Síndrome da pós-maturidade fetal (risco aumentado de compressão do cordão umbilical devido a oligoid

Pandemia COVID-19: parir no SUS.

Sou obstetra e trabalho no SUS. Desde o início de 2020, temos vivido diversas mudanças em nossa rotina hospitalar devido aos cuidados com pacientes suspeitas de infecção pelo novo coronavírus. Essas pacientes devem ficar isoladas, e os profissionais de saúde que as atendem devem usar EPIs (equipamentos de proteção individual) para se protegerem. Cuidar de mulheres grávidas, para mim, tem sido um constante exercício de empatia, pois boa parte do que eu aprendi na minha formação acadêmica é violento, então preciso (re)aprender o tempo todo. As gestantes que buscam atendimento em emergência obstétrica tem uma queixa bem comum: dor. Muitas vezes, são dores que não tem uma causa tratável ou que aliviam com medicação. Muitas vezes, a conversa, o acolhimento, o toque suave e o sorriso já trazem o alívio necessário. São mulheres que estão bastante vulneráveis, por diversas questões. Imaginem, então, pessoas grávidas, com a vulnerabilidade já presente na gestação, apresentando sintomas que poss