Pular para o conteúdo principal

Violência Obstétrica

Acho que nunca coloquei aqui meu ponto de vista a cerca da violência obstétrica. Segundo a OMS, o termo refere-se à “apropriação do corpo da mulher e dos processos reprodutivos por profissionais de saúde, na forma de um tratamento desumanizado, medicação abusiva ou patologização dos processos naturais, reduzindo a autonomia da paciente e a capacidade de tomar suas próprias decisões livremente sobre seu corpo e sua sexualidade, o que tem consequências negativas em sua qualidade de vida".

A violência obstétrica pode acontecer desde a porta do hospital, quando não é garantido vaga para internação hospitalar ou quando são proferidas grosserias na recepção, mas também em detalhes, como na falta de privacidade nas salas de parto ou barulho em excesso. Muitos acham que a violência obstétrica não se resume a realização de episiotomia ou Kristeller, mas não. Podemos ser violentos nas palavras e nas ações, e isso é muito sutil. O papel de proteger a mulher de violência obstétrica cabe a toda a equipe que faz assistência ao parto. O médico, que muitas vezes assume um papel de liderança no modelo hospitalar mais tradicional, tem função fundamental em proteger a mulher desse sistema tão cruel. Contudo, será que somos preparados para isso na nossa formação?

Todos nós sabemos que não é fácil parir no Brasil, infelizmente. Por um lado, a mulher tem que correr atrás da informação que conseguir para se proteger de pessoas que queiram impedi-la de parir (vejam só que absurdo!). Do outro lado, quem trabalha com obstetrícia de verdade precisa estar o tempo todo em alerta, buscando as melhores evidências para embasar suas escolhas na assistência ao parto com menos intervenções e mais segurança. Por sinal, acho que o mais difícil para nós, médicos, é ter parcimônia nas intervenções, pois nossa formação é toda baseada nisso: intervir!

No modelo de educação médica que temos hoje, não aprendemos humanização na faculdade ou na residência da forma como tem que ser. Até temos disciplinas sobre isso ao longo do processo, mas são desinteressantes ou mal ministradas, infelizmente. Aprendemos com a vida, com nosso esforço de todo dia nos reconstruirmos e de levarmos o melhor de nós pras mulheres que nos procuram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sexta-feira

Pessoas queridas, hoje é sexta. Sexta-feira é um dia estranho, sabe? É aquele dia no qual você normalmente concentra todas as suas expectativas da semana! Quando vc tem uma semana é trash, na qual você trabalha/estuda pra caramba, no íntimo sempre fica aquela expressão clássica: "Ahhh, mal vejo a hora de chegar sexta!" Aí você se concentra nisso, lembra desse momento feliz a cada suspiro e vive a semana em função desse objetivo: A SEXTA!!! E então a sexta, finalmente, chega! =) ÊêÊEêÊÊ, que feliiiiiiiz! Ebaaaaa! Uippiiiiiiiii! Uhuuuuuuu \o/ ... ... ... Pois é... E aí? ... E aí... NADA! Estou em casa, de pijamas, morta de cansada e sem coragem para absolutamente nada, muito menos sair ou fazer qualquer coisa diferente! E sabe por que eu estou em casa de pijamas, morta de cansada e sem coragem para absolutamente nada? Porque minha semana foi trash e trabalhei pra caramba! Simples assim! =) #prontofalei

convívio social.

Tenho observado coisas. Muitas coisas. Dentre elas, as pessoas. Minha nossa, como as pessoas são difíceis. O convívio social tem se tornado um desafio diário cada vez pior, para mim. Não sei se os tempos é que estão ficando mais difíceis ou se são as pessoas mesmo, mas algo de errado tem que haver. São frescurinhas, disse-me-disses, fofocas, falatórios, caras feias, falsidades, lenga-lengas. Um instinto de querer prejudicar o outro que não entra na minha cabeça. Pra que tudo isso, minha gente! Como já dizia um filósofo de botequim amigo meu, "a vida é bela, as flores são amarelas e tudo depende da flexibilidade do rabo do jacaré". ¬¬' ... OK. Tenho que admitir que a filosofia não é lá das melhores... hehehe Mas o que quero dizer é que tudo pode e deve ser mais simples. Na minha humilde opinião, isso torna nossos dias mais leves e felizes. É bom ajudar o outro, ser cordial, agradecer e ser gentil. O mundo tem estado pobre dessas atitudes nobres. Gosto de plantar nos me

E quando a gestação passa de 40 semanas?

Antes de mais nada, importante deixar bem claro a definição do que é "gestação a termo". Gestação a termo é aquela que se encontra entre 37 e 41 semanas e 6 dias. Dentro desse intervalo, ainda temos as seguintes subdivisões: - Termo precoce: de 37 semanas a 38 semanas e 6 dias. - Termo completo: de 39 semanas a 40 semanas e 6 dias. - Termo tardio: de 41 semanas a 41 semanas e 6 dias. - Pós-termo: maior ou igual a 42 semanas. Preciso lembrar, ainda, que o cálculo da idade gestacional deve ser feito, preferencialmente, usando como base a data do primeiro dia da última menstruação (DUM) ou ultrassonografia do primeiro trimestre.  Assim, passar de 40 semanas não é problema, uma vez a gestação a termo vai até 41 semanas e 6 dias. As gestações de termo tardio e pós-termo podem estar associadas a alguns riscos, citados abaixo:  - Macrossomia (especialmente fetos com mais de 4500g); - Síndrome da pós-maturidade fetal (risco aumentado de compressão do cordão umbilical devido a oligoid